Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Comunicação
Início do conteúdo

Localizado no Sul do Brasil, em uma área territorial de aproximadamente 282 mil km², o Rio Grande do Sul desponta como um Estado de múltiplas potencialidades. Com uma posição central em relação aos países do Mercosul e fazendo fronteira com Uruguai e Argentina, tem acesso privilegiado aos maiores mercados consumidores da América do Sul. 

Além disso, o Rio Grande do Sul é reconhecido como um dos Estados brasileiros com melhor qualidade de vida, destacando-se entre os cinco maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, com 0,771, superando a média nacional. 

Imagem mostra uma vista aérea da cidade de Porto Alegre, com diversos prédios em primeiro plano e, ao fundo, uma parte do rio Guaíba.
Rio Grande do Sul se destaca como um dos Estados com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O trabalho contínuo de revitalização e modernização de espaços urbanos é evidente em locais como a Orla do Guaíba, o Cais Mauá, o 4º Distrito, todos em Porto Alegre, bem como no Parque Linear, em Passo Fundo, e no Parque do Engenho, em Pelotas. 

No cenário acadêmico, abriga a melhor instituição pública federal de ensino superior, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a melhor universidade privada do país, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ocupando o primeiro lugar em produção acadêmica, apesar de representar apenas 5% da população brasileira. 

No âmbito econômico, o Rio Grande do Sul se destaca como o terceiro Estado com maior índice de industrialização, sendo líder em diversos setores, como a produção de celulose, couro e calçados, móveis. Além de ser o segundo maior produtor de componentes eletrônicos, máquinas e equipamentos, o Estado vem se consolidando como o quarto maior exportador de produtos da indústria de transformação. 

Imagem mostra uma plantação de milho, com uma máquina colheitadeira fazendo a colheita.
Estado desponta como forte produtor do setor agropecuário, especialmente em grãos, aves e suínos - Foto: Arquivo Palácio Piratini

No setor agropecuário, o Rio Grande do Sul se destaca como produtor de biodiesel, arroz, soja, uvas, vinhos, espumantes, sucos, olivas e azeite de oliva extravirgem, sendo o terceiro maior produtor de aves e suínos do país. Em 2021, obteve o Certificado Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, concedido pela Organização Mundial da Saúde Animal. 

Na área de logística, tem extensa malha rodoviária e investe significativamente em melhorias e inventiva a aviação regional e internacional. 

Imagem mostra um caminhão, carregando diversas caixas, em direção a uma embarcação atracada no porto.
Área logística do Rio Grande do Sul recebeu significativos investimentos em melhorias na malha viária - Foto: Divulgação/Portos RS

O Rio Grande do Sul também se destaca na produção de energias limpas, com iniciativas como o plano de desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde (H2V) e o compromisso com a agenda de descarbonização. 

Com o maior ecossistema de inovação do Brasil, o RS promove um ambiente propício para o empreendedorismo e a tecnologia, ocupando, no país, o segundo lugar em inovação e o primeiro em patentes e empreendimentos inovadores. 

O Rio Grande do Sul mantém uma agenda de reformas e parcerias que buscam aprimorar a competitividade e garantir um futuro sustentável, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. 

Missões Internacionais RS