Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Comunicação
Início do conteúdo

O governo do Rio Grande do Sul está de portas abertas para o mundo. Entre 14 e 22 de abril de 2024, uma comitiva gaúcha realiza missão internacional que passará por Roma, pelo Vaticano e por Verona, na Itália, e por Frankfurt, Hamburgo, Mainz e Hannover, na Alemanha. O objetivo é apresentar as potencialidades do Estado para receber investimentos estrangeiros e prospectar oportunidades de negócios relacionadas ao turismo, ao agronegócio e à sustentabilidade. 

Com uma economia diversificada e um ambiente de negócios favorável, após uma série de reformas implementadas no primeiro mandato do governador Eduardo Leite (2019-2022), o Rio Grande do Sul tem se destacado como destino atraente para investimentos em setores estratégicos, como agronegócio, energias renováveis, infraestrutura e turismo. 

Em seu segundo mandato, após reeleição inédita no Estado, o governo volta seus esforços para promover um futuro em que o RS seja reconhecido pelo desenvolvimento sustentável e inclusivo, por gerar oportunidades e qualidade de vida para todos, pelo acolhimento de todas as vocações e talentos e, também, por seu compromisso com a construção de um amanhã feliz e abundante para as novas gerações. 

Um dos destaques da missão será a apresentação dos potenciais do setor de vitivinicultura na renomada feira vinícola Vinitaly. O mercado de vinhos, espumantes, sucos e outros derivados da uva chama a atenção. Além de gerar produtos reconhecidos nacional e mundialmente, o setor atrai pessoas interessadas no enoturismo. 

Ainda na busca por atrair negócios, a comitiva participará Hannover Messe, maior feira internacional de tecnologia industrial, na cidade de Hannover. No evento, o Rio Grande do Sul participa do Brazil Day, evento no qual vai apresentar projetos regionais voltados para a transição energética sustentável, com foco em métodos de produção de energias verdes. Nos dois países, os representantes do governo participam, ainda, de reuniões com empresas atuantes nas áreas de investimento, produção agrícola sustentável, infraestrutura e logística. 

No eixo da Integração, reuniões com representantes de governos locais da Itália e da Alemanha abordarão as comemorações dos aniversários das chegadas ao Estado de pessoas dos dois países. Na Itália, serão discutidas possíveis ações para celebrar, em 2025, os 150 anos da imigração italiana. Em outro encontro importante, o Papa Francisco será convidado oficialmente para a celebração dos 400 anos das Missões Jesuíticas no RS, em 2026. Já na Alemanha, integrantes da comitiva se reunirão com representantes dos governos locais para tratar da comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, cujas atividades estão sendo realizadas durante todo o ano de 2024. 

Durante os encontros, o governo do Rio Grande do Sul apresentará as oportunidades de investimento em diferentes setores e discutirá possíveis parcerias.  A missão internacional representa uma oportunidade única para apresentar potencialidades e se posicionar como um destino de investimento atraente para empresas. Com um ambiente de negócios favorável e um mercado de agronegócio e de energias renováveis em expansão, o Estado está pronto para receber investimentos que gerem impacto positivo na economia e na sociedade. 

Governo do Rio Grande do Sul
O futuro nos une.

Site do governo do Rio Grande do Sul

Why invest in Rio Grande do Sul

Missões Internacionais RS